Capítulos

ROSEMBERG, Fúlvia . Narrativas adultas sobre lugares de vida de frianças brasileiras:infâncias do campo. In: Isabel de Oliveira e Silva;Ana Paula Soares da Silva; Aracy Alves Martins. (Org.). Infâncias do campo. 1ed.Belo Horizonte: Aut~entica, 2013, v. 1, p. 9-284.

ROSEMBERG, Fúlvia; ANDRADE, Leandro Feitosa . Indígenas no Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford e os aportes do Trilhas do Conhecimento. In: Antonio Carlos de Souza LIma;Maria Macedo Barroso. (Org.). Povos indígenas e universidade no Brasil: Contextos e perspectivas,2004-2008. 1ed.RIO DE jANEIRO: E-papers, 2013, v. 1, p. 13-346.

ROSEMBERG, Fúlvia; ARTES, A. . O rural e o urbano na oferta de educação infantil para crianças de até 6 anos. In: Maria Carmen Silveira Barbosa ;et al.. (Org.). Oferta e demanda de educação infantil no campo. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2012, v. 1, p. 7-331.

ROSEMBERG, Fúlvia. Mulheres educadas e a educação de mulheres. In: Carla Bassanezi Pinsky;Joana Maria Pedro. (Org.). Nova história das mulheres no Brasil. 1ed.São Paulo: Contexto, 2012, v. 1, p. 9-550.

ROSEMBERG, Fúlvia. Desigualdades de raça e gênero no ensino superior brasileiro e ações afirmativas. In: Dilamar Cândida Martins;Jordão Horta Nunes;Manuel Ferreira Lima Filho. (Org.). Subalternideades:fluxos e cenários. 1ed.Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2012, v. 1, p. 113-138.

ROSEMBERG, Fúlvia. O Programa IFP no Brasil sob coordenação da Fundação Carlos Chagas. In: Valter Roberto Silvério;Regina Pahim Pinto;Fúlvia Rosemberg. (Org.). Relações raciais no Brasil:pesquisas contemporâneas. 1ed.Sao Paulo: Contexto, 2011, v. , p. 15-23.

ROSEMBERG, Fúlvia; Nina Madsen . Educação formal, mulheres e gênero no Brasil contemporâneo. In: Leila Linhares Barsted;Jacqueline Pitanguy. (Org.). O ´progresso das mulheres no Brasil 2003-2010. 1ed.Rio de Janeiro/Brasília: ´peia/Unesco, 2011, v. 1, p. 390-433.

ANJOS, R. S. A. ; ROSEMBERG, Fúlvia; SOUZA, L. A. F. . O Programa IFP no Brasil sob a coordenação da Fundação Carlos Chagas. In: Anjos, Rafael S.A.; Rosemberg, Fúlvia; Souza, Luís. (Org.). Terra, território e sustentatibilidade. 1ed.São Paulo: Contexto, 2011, v. 1, p. 13-21.

ROSEMBERG, Fúlvia. A criança pequena e o direito creche no contexto dos debates sobre infância e relações raciais. In: Bento, Maria Aparecida S.. (Org.). Educação infantil, igualdade racial e diversidade:aspectos políticos, jurídicos ,conceituais. 1ed.: , 2011, v. 1, p. 11-41.

ROSEMBERG, Fúlvia. Ação afirmativa no ensino superior brasileiro:pontos para reflexão. In: Ana Cristina de Souza Mandarino; Estélio Gomberg. (Org.). Racismos:olhares plurais. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2010, v. , p. 93-127.

ROSEMBERG, Fúlvia; MOURA, Neide Cardoso de ; SILVA, Paulo Vinícius Baptista da . Libro didáctico y género:conservación y cambio. In: Aracelli Mingo Caballero. (Org.). Desasosiegos.Relaciones de género en la educación. Mexico: Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educaion, 2010, v. , p. 271-312.
ROSEMBERG, Fúlvia. Educação infantil pós Fundeb:avanços e tensões. In: Gizele de Souza. (Org.). Educar na infância:perspectivas histórico-sociais. São Paulo: Contexto, 2010, v. , p. 171-186.

ROSEMBERG, Fúlvia. A implementação do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford:uma experi~encia brasileira de ação afirmativa. In: Anete Abramowicz;Nilma Lino Gomes. (Org.). Educação e raça:perspectivas políticas, pedagógicas e estéticas. Belo Horizonte: Aut~entica, 2010, v. , p. 15-36.

ROSEMBERG, Fúlvia. O Programa IFP no Brasil sob coordenação da Fundação Carlos Chagas. In: Paulo Sérgio Pinheiro;Regina Pahim Pinto. (Org.). Acesso aos direitos sociais:infância,saúde, educação, trabalho. São Paulo: Contexto, 2010, v. , p. 13-20.

ROSEMBERG, Fúlvia. O Programa IFP no Brasil sob coordenação da Fundação Carlos Chagas. In: Paulo Sérgio Pinheiro;Regina Pahim Pinto. (Org.). Acesso aos direitos sociais:infância , saúde, educação, trabalho. 1ed.Saõ Paulo: Contexto, 2010, v. , p. 9-191.

ANDRADE, Leandro Feitosa ; ROSEMBERG, Fúlvia. Prostitution and commercial sexual exploitation of children and adolescents in Brazil. In: Hugh D. Hindman. (Org.). The world of child labor: an historical and regional survey. 1ed.N.York: M.E.Sharpe inc., 2009, v. , p. 347-348.

ROSEMBERG, Fúlvia. La deuda latinoamericana con respecto a los niños y niñas menores de seis años. In: Torrado, M.C.. (Org.). Retos para las políticas públicas de primera infancia en Colombia y latinoamérica. 1ed.Bogotá: Centro de Estudios Sociales:Universidad Nacional de Colombia, 2009, v. , p. 11-28.

ROSEMBERG, Fúlvia. Niños pequeños en la agenda de políticas para la infancia:representaciiones sociales y tensiones. In: Jesús Palacios e Elsa Castañeda. (Org.). La orimera infancia (0-6 años) y su futuro. Madri: OEI, 2009, v. , p. 49-.

ROSEMBERG, Fúlvia. Educação formal, mulher e gênero no Brasil contemporâneo. In: Adriana Piscitelli;Hildete P. de Melo;Sônia Weidner Maluf;Vera Lucia Puga. (Org.). Olhares feministas. Brasília: MEC/UNESCO, 2009, v. , p. 115-148.

ROSEMBERG, Fúlvia. O Programa IFP no Brasil sob coordenação da Fundação Carlos Chagas. In: Paulo Moutinho;Regina Pahin Pinto. (Org.). Ambiente complexo, propostas e perspectivas socioambientais. São Paulo: Contexto, 2009, v. , p. 11-19.

SILVA, Paulo Vinícius Baptista da ; ROSEMBERG, Fúlvia. Black and white people in the Brazilian media:racist discourses and practices of resistence. In: Teun A. van Dijk. (Org.). Racist discourses in Latin America. Nova York: Lexington books, 2009, v. , p. 57-93.

ROSEMBERG, Fúlvia. Educar en la contemponraneidad:la tensión entre diversidad e igualdad(prelo). In: Irene Balaguer. (Org.). Taller Rosa Sensat ( provisorio). Barcelona: Rosa Sensat, 2009, v. , p. 1-15.

ROSEMBERG, Fúlvia. Crianças pequenas na agenda de políticas para a infância:representações sociais e tensões. In: Jesús Palacios; Elsa Cstañeda. (Org.). A primeira infância ( 0 a 6 anos) e seu futuro. Madri: Fundação santillana, 2009, v. , p. 49-62.

SILVA, Paulo Vinícius Baptista da ; ROSEMBERG, Fúlvia. Brasil:lugares de negros e brancos na mídia. In: Teun A. van Dijk. (Org.). Racismo e discurso na América Latina. 1ed.São Paul0: Contexto, 2008, v. , p. 73-118.

ROSEMBERG, Fúlvia. A implementação do Programa IFP no Brasil pela Fundação Carlos Chagas. In: Renato Athias;Regina Pahim Pinto. (Org.). Estudos indígenas:comparações,interpretações e políticas. 1ed.São Paulo: Contexto, 2008, v. , p. 13-20.

ROSEMBERG, Fúlvia. Experiências do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford no Nrasil. In: Jonas Zoninsein;João Feres Júnior. (Org.). Ação afirmativa no ensino superior brasileiro. Belo Horizonte: UFMG, 2008, v. , p. 193-214.

ROSEMBERG, Fúlvia. Crianças e adolescentes na sociedade brasileira e a Constituição de 1988. In: Ruben george Oliven;Mercelo Ridenti;Gildo Marçal Brandão. (Org.). A Constituição de 1988 na vida brasileira. São Paulo: Hucitec, 2008, v. , p. 296-334.

ROSEMBERG, Fúlvia; ANDRADE, Leandro Feitosa . Indígenas no Programa Internacional de Bolsa de Pós-graduação da Fundação Ford e os aportes do Trilhas de Conhecimentos (prelo). In: Antônio C. Lima. (Org.). O Projeto Trilhas de Conhecimentos no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ/Museu Nacional, 2008, v. , p. -.

ROSEMBERG, Fúlvia. A implementação do Programa IFP no Brasil pela Fundação Carlos Chagas. In: Marília Pinto de Carvalho;Regina Pahin Pinto. (Org.). Mulheres e desiguldades de gênero. São Paulo: Contexto, 2008, v. , p. 13-20.

SILVA, Paulo Vinícius Baptista da ; ROSEMBERG, Fúlvia. Negros y blancos en los media brasileños:el discurso racista y las práticas de resistencia. In: Teun A. Van Dijk. (Org.). Racismo y discurso en América Latina. 1ed.Barcelona: gedisa editorial, 2007, v. , p. 9-423.

ROSEMBERG, Fúlvia. A implantação do Programa IFP no Brasil pela Fundação Carlos Chagas. Educação. 1ed.São Paulo: Contexto FCC, 2007, v. 1, p. 13-20.

ROSEMBERG, Fúlvia. A implementação do Programa IFP no Brasil. In: Evelina Dagnino;Regina Pahim Pinto. (Org.). Mobiização, participação e direitos. 1ed.São Paulo: Contexto, 2007, v. , p. 13-20.

ROSEMBERG, Fúlvia; FREITAS, R. R. . Voix dissonantes sur l'élimination du travail enfantil au Brésil. In: Régine Sirota. (Org.). Eléments pour une sociologie de l´enfance. 1ed.Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2006, v. 1, p. 1-25.

ROSEMBERG, Fúlvia. Relações raciais, classe e gênero na educação infantil. In: MEC. (Org.). Educação, sociedade, cidadania (Modulo 7)-no prelo. 1ed.Brasília: Edição MEC, 2006, v. 7, p. 1-15.

ROSEMBERG, Fúlvia. Infância e desigualdade social no Brasil. In: Marcos Cezar de Freitas. (Org.). Infância Brasileira. 1ed.Campinas: Autores Associados, 2006, v. , p. 49-85.

ROSEMBERG, Fúlvia. Multilateral organizations and early child care and education policies for developing countries. In: Mary K, Zimmerman, Jacquelyn S. Litt and Cristine E. Bose. (Org.). Global dimensions of gender and carework. 1ed.Stanford: Stanford University Press, 2006, v. , p. 75-85.

ROSEMBERG, Fúlvia. Childhood and social inequality in Brazil. In: Helen Penn. (Org.). Unequal childhoods: children´s lives in the south. 1ed.Londres: Routledge, 2005, v. 1, p. 142-170.

ROSEMBERG, Fúlvia. Gender:an assessment of the 1990's in Brazil. In: Regina Cortina;S.Romans. (Org.). Educatiional policies,women and teaching. 1ed.Nova York: Palgrave Press, 2005, v. , p. 67-85.

ROSEMBERG, Fúlvia. Culture, race and ethnicity. In: M. Cochran. (Org.). Early Childhood Education. 1ed.Westport: Greenwood Publishing Group, 2005, v. , p. 1-4.

ROSEMBERG, Fúlvia; SILVA, Paulo Vinícius Baptista da . Blacks and Whites in the Brazilian media(prelo). In: Teun van Dijk. (Org.). Racism and Discourse in Latin America. 1ed.Londres: Routledge, 2005, v. , p. 1-25.

ROSEMBERG, Fúlvia; SILVA, Paulo Vinícius Baptista da . Negros y blancos en los medios brasileños(prelo). In: teun van Dijk. (Org.). Racismo y discurso en Am´[erica Latina(prelo). Barcelona: , 2005, v. , p. 1-26.

ROSEMBERG, Fúlvia; CAMPOS, Maria Malta . Critérios para um atendimento em creche que respeite os direitos fundamentais das crianças. In: MEC. (Org.). Padrões de infraestrutura e parâmetro de qualidade. 2ed.Brasília: Ediçao MEC, 2004, v. , p. 91-119.

ROSEMBERG, Fúlvia. Desigualdades de raza y género en el sistema educacional brasileño. Etnicidad, Raza, Género y Educación en América Latina. Santiago - Chile: PREAL, 2004, v. , p. 239-282.

ROSEMBERG, Fúlvia. Educação e gênero. In: SESC. (Org.). Coleção E. Ensaios. São Paulo: SESC, 2003, v. , p. 105-107.

ROSEMBERG, Fúlvia; PIZZA, E. . Cor nos Censos Brasileiros. In: Iray Carone. (Org.). Psicologia Social do racismo. : Editora Vozes, 2002, v. , p. 91-120.

ROSEMBERG, Fúlvia. Educação formal, mulheres e relações de gênero. In: Bruschini, Maria Cristina A.; Unbehaum, Sandra G.. (Org.). Gênero, democracia e sociedade. São Paulo: Editora 34, 2002, v. 1, p. 195-224.

ROSEMBERG, Fúlvia. Do embate para o debate: educação e assistência na educação infantil. In: Machado, Maria Lucia A.. (Org.). Encontros e desencontros. 1ed.São Paulo: Cortez Editora, 2002, v. , p. 63-78.

ROSEMBERG, Fúlvia. Reflexões preliminares sobre análsie de gênero em projetos co-financiados pelo Banco Mundial. In: BARROS, Flavia; SAID, Magnólia; CAMURÇA, Silvia. (Org.). Iniciativa de Gênero: documento memória. : , 2001, v. , p. 19-37.

ROSEMBERG, Fúlvia. Iniciativa de gênero: documento memória. In: Silvia Rebouças. (Org.). Brasília: Rede Brasil, 2001, v. , p. 19-37.

ROSEMBERG, Fúlvia. A LBA, o Projeto Casulo e a doutrina de segurança nacional. In: Marcos César de Freitas. (Org.). História Social da Infância no Brasil. 3ed.São Paulo: Cortez Editora, 2001, v. 1, p. 141-162.

ROSEMBERG, Fúlvia. From discourse to reality: a profile of the lives and an estimate of the number of street children and adolescents in Brazil. In: ROSLYN ARLIN MICKELSON. (Org.). Children on the Streets of the Americas. London; New York: Routledge, 2000, v. 1, p. 118-135.

ROSEMBERG, Fúlvia. Ambiguities in compensatory policies: a case study from Brazil. In: Regina Cortina; Nelly P. Stromquist. (Org.). Distant alliances: promoting education for girls and women in Latin America. 1ed.New York; London: Routledge, 2000, v. 1, p. 261-294.
ROSEMBERG, Fúlvia. Educación, género y raza. In: Rosa Maria Gonzales Jiménez. (Org.). Construyendo la diversidad: nuevas orientaciones en género y educación. Ciudad de Mexico: Sep Universidad Pedagogica Nacional, 2000, v. 1, p. -.

ROSEMBERG, Fúlvia. Uma introdução ao estudo das organizações multilaterais no campo educacional. In: NORA KRAWCZYK; MARIA MALTA CAMPOS; SÉRGIO HADDAD. (Org.). O cenário educacional latino-americano no limiar do século XXI: reformas em debate. 1ªed.Campinas, SP: Autores Associados, 2000, v. 1, p. 63-94.

ROSEMBERG, Fúlvia. Educação Infantil, Gênero e Raça. In: Antônio Sérgio Alfredo Guimarães. (Org.). Tirando a máscara: ensaios sobre racismo no Brasil. 1ed.São Paulo: Editora Paz e Terra, 2000, v. , p. 127-164.

ROSEMBERG, Fúlvia; PIZA, E. . Color in Brazilian Census. In: Rebecca Reichmann. (Org.). Race in contemporary Brazil. 1ed.Pensylvania: The Pensylvania State University Press, 1999, v. , p. 37-52.

ROSEMBERG, Fúlvia. Raça e desigualdade racial no Brasil. In: Aquino. (Org.). Diferenças e preconceito na escola. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1998, v. , p. -.

BÓGUS, L. ; ROSEMBERG, Fúlvia. Analfabetismo, gênero e raça no Brasil. In: Ana Yara Paulino. (Org.). Políticas de emprego, políticas de população e direitos sociais. São Paulo: EDUC, 1997, v. , p. -.

ROSEMBERG, Fúlvia. A LBA, o Projeto Casulo e a Doutrina de Segurança Nacional. In: Marcos Cezar de Freitas. (Org.). História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 1997, v. , p. -.

ROSEMBERG, Fúlvia. Race and educational inequality in Brazil. In: Ximena Frazo; Frederick de Flaming. (Org.). Academic Freedom 4 - Education and human rights. Amsterdam: Zed Books/World University, 1996, v. , p. -.

ROSEMBERG, Fúlvia. Sociedade civil como parceria do Estado na prestação de serviços. In: Gonçalves H. Signorini. (Org.). Organizações não-governamentais: solução ou problema. São Paulo: Estação Liberdade, 1996, v. , p. 103-110.

ROSEMBERG, Fúlvia. Comtemporary trends and ambiguities in the upbringing of small children. In: Fundação Carlos Chagas. (Org.). Brazilian issues on education, gender and race. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1996, v. , p. 87-110.

ROSEMBERG, Fúlvia. Literacy, gender and race in Brazil. In: Nelly Stromquist. (Org.). Gender dimensions in education in Latin America. Washington: Nelly P. Stromquist, 1996, v. , p. 49-71.

ROSEMBERG, Fúlvia. Raza y desigualdad educacional en el Brasil. In: Frederick de Flaming; Ximena Frazo. (Org.). Libertad acadêmica en America Latina y el Caribe. Santiago: Lom ediciones, 1996, v. , p. -.

ROSEMBERG, Fúlvia. Formação do profissional de educação infantil através de cursos supletivos. In: Fundação Carlos Chagas. (Org.). Por uma política de formação do profissional de educação infantil. Brasília: MEC, 1995, v. , p. -.

ROSEMBERG, Fúlvia. Crianças e adolescentes em situação de rua: do discurso à realidade. In: Peter Fry. (Org.). Ciências sociais hoje: pluralismo, espaço social e pesquisa. São Paulo: ANPOCs, 1995, v. , p. 230-244.

ROSEMBERG, Fúlvia. A educação física, os esportes e as mulheres: balanço da bibliografia. In: Elaine Romero. (Org.). Corpo, mulher e sociedade. São Paulo: Papirus, 1995, v. , p. 271-308.

ROSEMBERG, Fúlvia. A criação de filhos pequenos: tendências e ambigüidades contemporâneas. In: Yvete Ribeiro. (Org.). Inovações culturais na sociedade brasileira. São Paulo: Loyola, 1995, v. , p. 167-190.

ROSEMBERG, Fúlvia. Educação infantil nos Estados Unidos. In: Fúlvia Rosemberg; Maria Malta Campos. (Org.). Creches e pré-escolas no hemisfério norte. São Paulo: Cortez, 1994, v. , p. 15-102.

ROSEMBERG, Fúlvia. A educação de mulheres jovens e adultas no Brasil. In: H. I. Saffioti; M. Muños-Vargas. (Org.). Mulher brasileira é assim. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1994, v. , p. 27-62.

ROSEMBERG, Fúlvia. A retórica sobre crianças de rua na cidade de São Paulo. In: C. Medina; M. A. Greco. (Org.). Saber plural: novo pacto da ciência. São Paulo: ECA/USP/CNPq, 1994, v. , p. 135-156.

ROSEMBERG, Fúlvia. Universos culturais na América Latina e processos de exclusão. In: Cecília Simonetti. (Org.). Do avesso ao direito. São Paulo: Gov. do Estado de São Paulo, 1994, v. , p. 49-63.

ROSEMBERG, Fúlvia; CAMPOS, Maria Malta ; HADDAD, L. . A rede de creches no Município de São Paulo. In: Antônio Rocha; Walter Garcia. (Org.). Infância e desenvolvimento. Brasília: IPEA, 1993, v. , p. 327-376.

ROSEMBERG, Fúlvia. Education, inequality and race in Brazil . In: Jill K. Conway; Susan C. Bourque. (Org.). The politics of women's education: perspective from Asia, Africa and Latin America. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1993, v. , p. 223-236.

ROSEMBERG, Fúlvia. Estudos sobre mulher e relações de gênero. In: Sérgio Micelli. (Org.). A Fundação Ford no Brasil. São Paulo: Fapesp/Editora Sumaré, 1993, v. , p. 205-236.

ROSEMBERG, Fúlvia; CAMPOS, Maria Malta ; HADDAD, L. . Educação infantil: creches e pré-escolas. In: CFÊMEA. (Org.). Pensando nossa cidadania. Brasília: CFÊMEA, 1993, v. , p. 223-249.

ROSEMBERG, Fúlvia. International handbook of child care policies and programs. In: M. Cochran. (Org.). Brazil. London: Greenwood Press, 1993, v. 33, p. 56-.

ROSEMBERG, Fúlvia. Gender subordination and literacy in Brazil. In: Eve Malmquist. (Org.). Women and literacy development in the third world. Linköping: Linköping University; Unesco; Sida, 1992, v. , p. 302-337.

ROSEMBERG, Fúlvia. Education, democratization and inequality in Brazil. In: Nelly P. Stromquist. (Org.). Women and education in Latin America: knowledge, power, and change. Boulder: Lynne Rienner Publichers, 1992, v. , p. 33-46.

ROSEMBERG, Fúlvia. Clases populares, raza y educación. In: Johanna K. Filp; Ana Maria Cabello. (Org.). Mejorando las oportunidades educativas de los niños que entram a la escuela. Santiago: UNICEF; CIDE, 1992, v. , p. 89-112.

ROSEMBERG, Fúlvia. Segregação espacial na escola paulista. In: Peggy Lovell. (Org.). Desigualdade racial no Brasil contemporâneo. Belo Horizonte: Cedeplar, 1991, v. , p. 281-294.

ROSEMBERG, Fúlvia. O movimento de mulheres e a abertura política no Brasil: o caso da creche. In: Fúlvia Rosemberg. (Org.). Creche. São Paulo: Cortez; Fundação Carlos Chagas, 1989, v. , p. 90-103.

ROSEMBERG, Fúlvia. Creches domiciliares: argumentos ou falácias. In: Fúlvia Rosemberg. (Org.). Creche. São Paulo: Cortez; Fundação Carlos Chagas, 1989, v. , p. 217-235.

ROSEMBERG, Fúlvia. Trajetórias escolares de estudantes brancos e negros. In: Regina L. C. de Melo; Rita de C. F. Coelho. (Org.). Educação e discriminação dos negros. Belo Horizonte: IRHJP, 1988, v. , p. -.

ROSEMBERG, Fúlvia. Movimento social e atendimento ao menor: o caso das creches. In: I. Ribeiro; M. L. Barbosa. (Org.). Menor e sociedade brasileira. São Paulo: Loyola, 1987, v. , p. 59-67.

ROSEMBERG, Fúlvia. A produção do conhecimento e as intervenções do Estado no atendimento à criança pequena. In: Elba S. Barreto; Fúlvia Rosemberg. (Org.). Políticas Públicas & Educação. Brasília: INEP, 1987, v. , p. -.

ROSEMBERG, Fúlvia. O professor de Psicologia no 2o. Grau e a comunicação. In: Edicon. (Org.). Psicologia no ensino de 2o. Grau: uma proposta emancipadora. São Paulo: Edicon, 1986, v. , p. -.

ROSEMBERG, Fúlvia. Educação, creche e pré-escola. In: Carmem Barroso. (Org.). Mulher, sociedade e Estado no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1982, v. , p. -.